Para onde olhamos vemos numa preocupação enorme com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade. Uma nova posição está tomando espaço no cotidiano se trata do pensamento sócio-ambiental.
Corporativas cada vez mais estão surgindo para trabalhar justamente com esses resíduos descartados por empresas e residências. Um segmento que não podia está fora dessa nova onda que veio para ficar e a moda sempre ligado a novos comportamentos e tendências, consegue fazer coisas maravilhosas com esses resíduos que no final nem parece que seriam descartado.
Reciclar? Nada disso isso! Isso é coisa do passado à moda agora é o upcycling.
Que o processo de transformar resíduos inúteis e descartáveis em novos materiais, em outras palavras pegar algo que não possui mais valor e da uma nova roupagem a ele uma nova utilidade, e ao contrario da reciclagem que usa a energia para destruir a forma e transformar em algo novo.
O primeiro registro de uso do termo upcycling foi por Reine Pilz da Pilz GmbH, em entrevista para Kay Thornton da Salvo, 1994.
"Reciclagem", disse, "Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos".
O termo upcycling também foi usado por William McDonough e Michael Braungart(foto) em seu livro Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, de 2002. Eles afirmam que o objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos. Reduzir o uso de novas matérias-primas pode resultar em uma redução do consumo de energia, poluição do ar, poluição da água e até as emissões de gases de efeito estufa.
A proposta ecologicamente correta e de custos reduzidos teve inicio no USA e já chegou ao Brasil.A empresa americana TerraCycle cria acessórios confeccionados com embalagens usadas de salgadinhos,são feitas bolsas, mochilas, estojos, cadernos, guarda-chuvas.
O upcycling também é prato cheio para gente criativa. Que o diga o jovem designer holandês Patrick Schuur, que, entre outras coisas, criou um armário revestido por mais de 900 fitas cassete. (foto) O holandês Reijers reaproveita bonecas infláveis sem uso para confeccionar jaquetas esportivas. Você sairia na rua assim?
No Brasil, marcas como a Cavalera e Osklen já estão aderindo ao conceito.
Em outras palavras o termo upcycling e a versão America da gambiarra e traduzida ao português e a arte da supra reciclagem. Segundo a Agenda 21 o upcycling traduzido significa para cima por causa do termo "UP" e pode ser entendido como valorizar, este nome e derivação do termo em inglês recycle. O prefixo “re” significa tornar a fazer, repetir e o sufixo “ciclar” vem de ciclo. Reciclar nada mais é do que criar um novo ciclo para alguma coisa.
0 comentários:
Postar um comentário