Moda, Estilo, Comportamento, Entretenimento, Street Style e Comunicação.

sexta-feira, 23 de março de 2012


MODA EXPRESSÃO DE PENSAMENTO, COMPORTAMENTO. REVELADOR DA PROPRIA NATUREZA


           A moda sempre esteve presente no cotidiano de cada indivíduo, desde os tempos da pré-história até o dia-a-dia de grandes metrópoles. Vemos pessoas se adornando e se enfeitando, muitas vezes sem nem saberem o por quê se preocupam tanto com o ato de se vestir, ou a idéia, o conceito de que, o que vestem passa para outras pessoas, e como uma simples roupa pode mudar seu comportamento, sua postura e a relação com outros indivíduos, porém se analisarmos todo esse processo veremos que se arrumar e a famosa frase “Com que roupa eu vou” já esta tão intrinsecamente fixado em nossa educação e mente que não nos damos conta do longo processo que se deu para hoje a moda ter esse status. Para entendermos essas e outras questões de fato sociais teremos que analisar a evolução da vestimenta desde o início. 
            Anteriormente se fazia indumentária simplesmente para cobrir e proteger o corpo contra os agentes climáticos e físicos de determinado ambiente, época em que o que hoje vemos como veste era chamado apenas de indumentária. A partir do século XV a indumentária fora deixada de lado e surge o vestuário como forma de ostentação de poder, determinando classe, estilo de vida, e a que grupo social você estava inserido com seus inúmeros adornos e adereços, se transformando em verdadeiros agentes excludentes social. Nos tempos atuais com a gama de novidades trazidos pela nova forma de pensar e se comportar, segundo Mirkin (2001) “ Vesti-se é um ato extremamente revelador, libera uma forte mensagem a respeito de diversas facetas de sua natureza... e traços de seu caráter.” A roupa deixou de ser uma mera vestimenta e se tornou verdadeiros espelhos da alma humana, “tendo a moda como ferramenta de integração entre cultura, arte e comportamento”(BORGES,Paulo apud Didier Grumbach.Pag 04). Acrescentando com um trecho tirado da internet de Ernest Fischer em seu livro a necessidade da arte ele nos fala:.
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas é a de abrir as portas fechadas. A cultura deve ser compreendida como todas as formas de expressão artísticas e todo o patrimônio material e simbólico da sociedade. Esse conjunto é fundamental para nossa memória e identidade. Quando se promove oportunidade para que todos os grupos, inclusive as minorias, expressem-se culturalmente, formenta-se o respeito à diversidade. Assim, a cultura constitui-se um veículo eficaz de promoção da paz, da cidadania, da coesão. (FISCHER, pág 28 1973).
 Desta forma mostrando comportamento, modo de vida, estilo, características, personalidades, grupos sócias, inclusão e a própria saúde. Desde o século XV em que os olhares voltaram para a vestimenta deixando a indumentária de lado, e criando a forma moda, os estudos a cerca desse tema não pararam, e o fim estar muito longe.
             O mercado de moda vem crescendo e ganhando destaque em todos os setores como políticos, econômico, social, histórico na ultima década; sendo responsável por uma movimentação de milhões de reais no ultimo ano, e o exemplo de algumas marcas como “Louis Vuitton e Gucci em que seu faturamento superam os PIB’s (Produto Interno Bruto) de muitos países” (Monica Salgado, Vouge julho 2011).
De alguma forma a moda vem ocupando um espaço nobre na linha de frente do nosso inconsciente coletivo com o eu jeito todo especial de captar e traduzir as mais veladas angustias e aspirações... Daí o jargão de que moda é comportamento, e tudo é moda e moda é tudo. Ela é, na verdade, uma grande parabólica plugada nos sinais, que além de provocar, reflete e cria imagens valendo, não raras vezes por mil palavras. (BORGES.apud  GRUMBACH. 2009. Pag 05)
Ao observar a sociedade conclui que tudo nela inserido se refere a moda, o cotidiano é sufocado cada vez mais por novidade, informação, estilos, costumes, fugacidade, elementos tantos que compõe uma fatia de mercado em constante crescimento. 


 
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2 comentários:

Dimas Bertolucci disse...

Oi Nando,
A moda faz parte do homem, mesmo que ele seja anti-glam, ele ainda usa de seus recursos para expressar o que ele é!
Bjus!

www.senhordoseculo.com

Beauty 4 Men

Felipe Monteiro disse...

A forma vestir, vai ser sempre
o codigo de diferenciação,
do homem que conquistou sua
individualidade e autonomia.

Hoje a moda não mais dita,
ela absorve o comportamento
das sociedades e reproduz aquilo
que possa vir a ser adotado,
atraves do permanente ciclo,
bem como as grandes industrias
também repassam as tendencias para as massas.

Assim, ninguem está fora desse processo,
por que a moda vai além da efemeridade,
e está correlacionada com o comportamento social.

Adorei seu artigo, Boa Semana!!

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